Lampe

O Lampe – Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Informação e Cultura –  é um espaço para iniciativas de caráter colaborativo e interdisciplinar que desenvolve ações ligadas à criação de projetos, captação e administração de recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa e difusão da produção científica realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa CORPS (Corpo, representações e espaço urbano) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O Lampe leva a público o conhecimento produzido em palestras, seminários e congressos realizados por pesquisadores docentes e discentes do integrantes do Grupo de Pesquisa Corps, e de instituições acadêmicas nacionais e internacionais parceiras. Entre suas principais atividades estão a criação e manutenção deste blog, a realização de eventos acadêmicos e a concepção e realização de cursos de extensão.

O grupo de pesquisa Corps – corpo, representação e espaço urbano – concentra discussões que tratam da temática do corpo urbano na contemporaneidade. Um foco é dado ao corpo midiatizado e suas representações em espaços cujos diferentes suportes – como as histórias em quadrinhos, as revistas, o cinema, os cartões postais, os videoclipes – traduzem a produção da diferença na cidade. Outro foco é dado ao corpo como objeto da arte, especialmente aquele da das artes da cena e da dança contemporânea em seu caráter urbano e experimental. Espaços, velocidades, suportes e representações buscam, assim, dar conta de como diferentes linguagens e sistemas de pensamento criam e recriam sentidos para os corpos e suas corporeidades.

Ao longo do ano letivo o Lampe, juntamente com o grupo de pesquisa Corps, promove, apoia, divulga e participa de diversos eventos de cunho acadêmico-científico e de extensão que ocorrem dentro e fora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Paralelamente, o laboratório desenvolve iniciativas de aprimoramento das rotinas de comunicação que agem de dentro para fora do PPGCom/UERJ, rendendo notícias divulgadas aqui neste blog e, sempre que pertinentes, no canal YouTube do Lampe.

Anúncios